quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Amanhecer

    Comentado por Rosana Sales

   O roteiro do filme trás bem mais que um triângulo amoroso com uma história de amor inóspita entre um vampiro, uma humana e um lobo, por detrás do pano de fundo, enxergamos claramente tantas questões do nosso cotidiano “mortal”, que são trabalhadas indiretamente no desenrolar do drama.








   A Família, o ser “Diferente”, o egoísmo, o respeito ao próximo, a união, a vida e a morte, e enfim o maior dos sentimentos que circula em torno de todos os demais, o Amor.
   O amor que rompe as barreiras do egoísmo e impede Edward de “infectar” com seu veneno da imortalidade  a  jovem Bela, por quem apaixona-se perdidamente após a convivência no dia a dia da faculdade.
   O amor que une os dois, Edward e Jacob na luta contra os terríveis  inimigos que tentam matar a mocinha da trama. E o mesmo amor que leva-os a se unirem numa aliança para proteção de suas famílias.
   É impossivel ao assistir as sêquências de Crepúsculo e não observar a evolução das personagens, suas performances cada vez mais expressivas, e todos os recursos utilizados para nos fazer mergulhar no universo de Edward e aprender a respeitá-lo como ele é.
    Em uma das cenas de Amanhecer parte I, ele declara em público que passou a vida toda (eternidade, já que é imortal), procurando por alguém que o aceitasse como ele era. Bela sabia quem ele era, um vampiro, e mesmo assim o amava, e por amá-lo queria compartilhar do seu destino, também tornar-se uma vampira.
    Nesse ponto temos visível a “repetição” do enigma presente entre tantas produções hollywoodianas, trabalhar o diferente na cabeça das pessoas, lembrar e fortalecer essa realidade mundial, que somos  milhões de seres diferentes no universo, cada um com seu DNA único e que todos têm o direito de estar aqui, e portanto cada um deve procurar respeitar o outro.
    Jacob, apresenta-se no drama como a segunda opção da jovem, e ele prega muitas vezes o seu desprezo pelo vampiro Edward, esquecendo-se que nem ele mesmo pode ser tido como dito “normal”, pois tem dentro de si o poder de se transformar num gigantesco lobo foraz.
    Assim ao final o que temos revelado é que só o Amor consegue verdadeiramente nos apontar o caminho a ser seguido. Que no meio desse caminho, muitos tropeços poderá nos fazer cair, muitas barreiras poderão ser impostas, porém estando ao lado daqueles a quem amamos a vitória chegará!            

Leia: Conexao Plus Plus - Edição Especial 2012




Para os fãs da Saga, curtam abaixo o trailer de Amanhecer parte I.






___________________________










___________________________











Nenhum comentário:

Postar um comentário